• Fulvio Pennachi1
  • Fulvio Pennachi2

OBRAS DISPONÍVEIS obras

Artista / ArtistFulvio Pennacchi

Estado / State Itália

FULVIO PENNACCHI

Nasce em 1905, na Toscana, Itália. Estuda em Florença e diploma-se em pintura pela “Academia Real de pintura de Lucca”. Em julho de 1929 chega ao Brasil, estabelecendo-se em São Paulo. Em 1930/35 cria os trabalhos a óleo “Cenas da Vida de São Francisco” e a série das “Obras de Caridade Corporais e Espirituais”. Em 1935, realiza suas primeiras exposições no Brasil. Daí em diante, executaria vários trabalhos, entre murais, afrescos, ilustrações e trabalhos a óleo, lidando com cerâmica apenas em 1952. Em 1951 participa da I Bienal de São Paulo.

Realizando produção intensa, em 1973 leva ao conhecimento do público e da crítica toda a obra desenvolvida no período de 1965 a 1972, quando é realizado um filme documentário sobre a sua vida e é organizada uma grande retrospectiva no MASP, juntamente com o lançamento do livro “Pennacchi – 40 anos de pintura”.Também realiza mostra de trabalhos em Milão, organizada pelo Itamarati e recebe a Medalha de Ouro da cidade de Lucca, Itália.

Em 1975, recebe do Presidente da República Italiana a Ordem “Al Mérito Della República Italiana”com o grau de Comendador. Um artista já consagrado, participa ainda de inúmeras exposições, recebendo muitos prêmios.

Tematicamente, a obra de Pennacchi divide-se entre temas sacros, que pinta com grande rigor na marcação das figuras, e cenas e pessoas do povo, que trabalha com maior liberdade. Pennacchi construiu obras de imensa riqueza poéticas, de uma singeleza raras vezes observada.