• Jose_de_Freitas1

OBRAS DISPONÍVEIS obras

Artista / ArtistJosé de Freitas

Estado / State Pernambuco

José de Freitas (Gravuras)

Nasceu em Vitória de Santo Antão, Pernambuco, em 1935. Transferindo-se para o Rio de Janeiro na década de 50. Seus primeiros passos como artista foram dados no teatro e na televisão, embora, paralelamente, desenvolvesse a pintura, à qual passou a dedicar maior atenção a partir de 1964. Desde o começo, sua pintura foi povoada de minúsculas figuras que ocupam toda a dimensão do quadro, às vezes ilustrando peças teatrais, a Bíblia, o circo, sempre com humor e sensibilidade.

Expôs individualmente na Galeria Goeldi, Rio, 1967, Picola Galeria, Rio 1969, e participou de certames de arte, como “XX Salão Nacional de Arte Moderna” 1971. No ano seguinte, viajou para a Europa, fixando-se em Londres, onde expôs na Elvaston Gallery, 1972, na Galeria Hammer (Holanda) e também em Frankfurt, Viena, Paris e Nova York. Na Galeria Kasper (Suíça), participou do “Concurso Internacional de Pintura Naif”, em 1974.

Retornou ao Brasil em 1980, reiniciando atividades como ator e como artista plástico, tendo exposto na Galeria Macunaíma, da Funarte e mais tarde na Galeria Jacques Ardies em São Paulo.

Narrador intimista, hábil arranjador de pequenos seres atuando ou apenas observando, José de Freitas viveu com o perigoso envolvimento em peças de teatro dramático. No entanto ele mesmo dizia “quando eu vi que estava ficando muito sério, desci a esquerda baixa e disse ao público: Vamos brincar”!

Faleceu no Rio de Janeiro, em 1989.