• Sonia_Mostra1
  • Sonia_Mostra2
  • Sonia_Mostra3

OBRAS DISPONÍVEIS obras

Artista / ArtistSonia Furtado

Estado / State Santa Caratina

 

SONIA FURTADO

(Sônia Maria Fagundes Furtado)
1950 – Tubarão, Santa Catarina

Formada em Educação Física, dedicou-se ao magistério durante dez anos. Em 1979 mudou-se com a família para Curitiba, Paraná e pintou o seu primeiro quadro. No ano seguinte, transferiu-se para Brasília e iniciou-se profissionalmente na pintura participando da vários Salões de Arte e coletivas em galerias de arte. Alguns anos mais tarde, retornou à sua terra natal e instalou-se em definitivo na capital catarinense quando realizou individuais na Galeria Açu-Açu do poeta Lindolf Bell de Blumenau em 1984 e 1986, além de uma exposição individual no Espaço Cultural do Banco do Brasil em Florianópolis em 1991.
Sob os auspícios do Embaixador da França, Francois Dorin, participou de uma importante exposição coletiva, “Arte Brasileira”, junto com Antônio Poteiro, Edson Lima e Adir Sodré, no The Art Ginza-Space, em Tokyo, Japão (1988). Em São Paulo, apresentou uma exposição individual na Galeria Jacques Ardies em 1992. Foi homenageada com uma Sala Especial na Bienal Brasileira de Arte Naif de Piracicaba em 1993, participou ainda da exposição inaugural do Museu de Art Naif em Figueiras, Espanha e, em 2002, foi incluída na exposição “Arte Popular e o Popular na Arte” montada no Centro Cultural do Banco do Brasil, São Paulo.
A sua temática é toda voltada para a terra e aos trabalhadores no campo. Ela gosta também de retratar as festas populares e religiosas em cores vibrantes e bem selecionadas.

x