Biografia
Biografia de Dila

Dileusa Dinis Rodrigues
1939 - Humberto de Campos, Maranhão. 

Autodidata iniciou sua carreira em 1968 quando já residia em São Paulo, realizando neste mesmo ano suas duas primeiras exposições individuais uma no Instituto Cultural Brasil-Argentina, São Paulo e outra na Galeria 21 de Recife. Nos anos seguintes, participou de inúmeras exposições no Brasil e no exterior como, por exemplo, uma individual na Galeria Gradiva de Buenos Aires (1973), no Clube Hebráica em São Paulo (1979), no Museu Histórico do Maranhão em São Luis (1988) e na Galeria Jacques Ardies em São Paulo (1989 - 1995 - 2005).
Dila voltou à sua terra natal, fixando residência em São Luis, onde foi recebida com muito carinho. Declarou na ocasião: “Ali está o meu chão. Está na hora de começar a pintar os babaçuais antes que eles acabem.  
E quem vai lembrar-se dos nossos pés de guajurus e muricizeiros?” Dila sempre esteve amarrada às imagens da memória, ao cotidiano nordestino e às lembranças da infância, que ela expressa em sua arte de forma original. “Espontânea, popularesca, sensibiliza com o fascínio de suas cores vivas, todas as classes sociais. Ingênua na simbologia, mas percuciente em suas mensagens, estabelece com o povo imediata interação.” escreveu o crítico e poeta Afonso Pantoja. Dila se tornou uma pintora de grande notoriedade e está sendo bastante procurada para realizar grandes murais encomendados pela cidade de São Luis do Maranhão.

Obras disponíveis

Época de melancia – 80×100
Álbum de família – 40×50
O pomar – 32×40
Noite – 40×80