Biografia
Biografia de Madeleine Colaço

Madeleine Ribeiro Bonnet Colaço
1907 – Tanger, Marrocos
2001 – Rio de Janeiro
Francesa, naturalizada brasileira, Madeleine Colaço nasceu no Marrocos de pais franco-americanos. Casada com o escritor português Ribeiro Colaço, o casal transferiu-se para o Brasil em 1940. Estudou a arte da tapeçaria no Marrocos e na França e descobriu o novo ponto de bordado que foi batizado de “Ponto Brasileiro” registrado no “Centre International de la Tapisserie”, em Lausanne, na Suíça.
Em, 1963, pela primeira vez, expôs suas tapeçarias bordadas no Rio de Janeiro e, desde então, realizou mais de 46 exposições individuais ao redor do mundo como no Chateau de Lucens em Lausanne, na Galeria Prinzhorn de Vienna, no Palais des Congrès de Bruxelas, na Maison de l´Amérique Latine de Mônaco,  no Museu do estado de Kansas, EUA, e no Musée d´art Naïf Anatole Jakovsky de Nice, no sul da França, para citar apenas alguns. Entre 1986 e 2007, a galeria Jacques Ardies de São Paulo apresentou suas tapeçarias inéditas em 9 ocasiões.
Na suas palavras, declamou: “A tapeçaria é, para mim, motivo de alegria de viver. É uma arte que nos ensina outras artes: a de ter  paciência, por exemplo, ou de pesquisar. E foi pesquisando que tive a felicidade de criar o "ponto brasileiro" e oferecê-lo a este Brasil que tanto me deu.
“Sua trajetória sempre foi solar, luminosamente disposta ao calor do festivo. Visão sonhada do trópico, as sua tapeçarias são simultaneamente singelas e exuberantes” escreveu Roberto Pontual.

Obras disponíveis

Patos – 118×170
Pássaros no jardim – 130×166 –